Curso de Matemática promove atividade interdisciplinar que aproxima realidade industrial e amplia o entendimento do cálculo numérico

Na última sexta-feira, dia 24 de maio de 2025, os alunos do 6º período do curso de Matemática participaram de uma atividade prática da disciplina de Cálculo Numérico, realizada nos períodos matutino e vespertino no laboratório de informática da Unidade Avançada de Porto Franco – MA. A aula, conduzida pelo Professor Mestre Ermisandro Pereira da Silva, teve como foco a utilização da calculadora científica na construção de sólidos geométricos aplicados à indústria.
A proposta teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem dinâmica e aplicada, permitindo a compreensão prática de conceitos estudados previamente, como a aritmética de ponto flutuante e o funcionamento do sistema F(b,t,L,U), onde b representa a base (10), t o número de dígitos operados pela máquina, L o menor valor possível e u o maior valor representável.


Para a execução das atividades, os alunos utilizaram, além dos computadores e calculadoras científicas, instrumentos didáticos como régua, compasso, esquadros, folhas A4, tesoura e paquímetro, que possibilitaram maior precisão na elaboração das formas geométricas.
O professor Ermisandro destacou a importância da iniciativa como parte de uma abordagem mais ampla e prática da disciplina. “O evento foi proposto juntamente com os coordenadores e professores. Esse trabalho contribui para que a disciplina de Cálculo Numérico seja mais aplicável e compreensível, pois lidamos com técnicas numéricas que servem de ponte entre a matemática teórica e problemas reais. Durante a aula, foi visível o engajamento dos alunos e o impacto positivo da atividade na compreensão do conteúdo”, afirmou o docente.
A estudante Jordania Rodrigues e Silva ressaltou a mudança de percepção proporcionada pela atividade. “O impacto dessa atividade é visível. Passamos a perceber a matemática como algo vivo, aplicável e desafiador, contribuindo diretamente para a consolidação dos conteúdos e para a formação de um aprendizado mais sólido e significativo.”



Na mesma linha, o aluno José Verdiano Lima das Chagas destacou a conexão entre os conteúdos e a prática profissional. “Com a integração do cálculo numérico com a prática de planificação de peças, a disciplina deixou de ser apenas teórica e se tornou altamente produtiva e aplicável, nos aproximando das rotinas da indústria e da engenharia. ”
A atividade foi acompanhada por um técnico de laboratório, que auxiliou na utilização dos equipamentos e garantiu o bom andamento da proposta. A experiência reforça o compromisso do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão em promover práticas pedagógicas inovadoras, contextualizadas e alinhadas às demandas do mundo do trabalho.