I Seminário de Zoologia da UEMASUL conta com a participação de acadêmicos do Programa Caminhos do Sertão
Os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Unidade Avançada de Amarante do Maranhão, marcaram presença no I Seminário de Zoologia da Região Tocantina da UEMASUL, realizado no dia 28 de novembro no campus Imperatriz. A participação dos alunos foi destacada pela exposição de modelos de sistemas esqueléticos de diversos vertebrados, produzidos na disciplina de Anatomia Animal Comparada, sob a orientação do professor Leandro Rezende.
A atividade, que contou com a participação de alunos do Ensino Médio, proporcionou um momento de troca de conhecimentos e interação entre os públicos acadêmico e escolar. Os modelos, que representavam desde peixes até mamíferos, chamaram a atenção dos visitantes e demonstraram o domínio dos alunos sobre a anatomia comparada.
A iniciativa do Caminhos do Sertão reforça a importância do ensino prático e comparativo na formação dos futuros Biólogos. Ao confeccionarem os modelos, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a diversidade animal e compreender as adaptações evolutivas de cada grupo.
Para a acadêmica Rosa Maria Cruz, a participação no evento foi uma experiência enriquecedora: “Tivemos a oportunidade de trocar saberes com os colegas acadêmicos e, com isso, ampliar nossa compreensão deste campo tão relevante das ciências biológicas. Vale também destacar a participação da comunidade que pôde ter contato próximo com aspectos da biologia que, muitas vezes, só veem em livros ou nas mídias digitais”.
O acadêmico Silas Daniel Monteiro destacou a importância da troca de conhecimentos e a aquisição de novas habilidades: “Participar do I Seminário de Zoologia da Região Tocantina do Maranhão foi uma rica experiência científica para nós, discentes de Ciências Biológicas do Caminhos do Sertão. A troca de conhecimentos envolvendo as exposições e a aquisição de novas habilidades diante dos minicursos acrescentaram de forma grandiosa em nosso perfil acadêmico e futuramente profissional. Que outros momentos assim venham a acontecer, pois as consequências são todas benéficas, tanto para discentes, quanto para a Universidade”.