Projeto de Etnomatemática promove a aprendizagem ativa e valoriza a diversidade cultural

Etnomatemática é um método de pesquisa e de ensino que cria condições para que o pesquisador reconheça e compreenda o modo como um saber matemático foi gerado, organizado e difundido dentro de determinados grupos culturais. Penando nisso, os futuros professores de Matemática da Unidade Avançada de Itinga, Maranhão, utilizaram da criatividade e inovação para aproximar a disciplina da comunidade.

Sob a orientação da professora Paula Alexandra Trindade Mota, os alunos de Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos desenvolveram projetos de intervenção que prometem revolucionar a forma de ensinar matemática na região. Inspirados pela temática, os alunos foram desafiados a criar projetos que levassem a matemática para além das salas de aula, promovendo o aprendizado ativo e valorizando a diversidade cultural.

“Por vezes, os conteúdos são abordados de forma abstrata e descontextualizada, o que dificulta a construção do conhecimento e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático”, explica Matheus Ribeiro Nascimento, um dos alunos envolvidos no projeto. “Ao pensar no Laboratório de Matemática Itinerante, surge uma solução inovadora, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais acessível, prática e significativa”.

Os projetos abordam diversas temáticas, como a matemática presente na cultura indígena, a geometria na arquitetura local e a utilização de jogos matemáticos para o ensino. A proposta é levar esses projetos para a Zona Urbana do Município de Itinga do Maranhão, a Zona Rural e até mesmo para municípios vizinhos.

“A possibilidade de levar a matemática as crianças que se encontram a margem da sociedade sem perspectiva de futuro, sem esperança de algo bom para si mesmo, é uma coisa grandiosa”, afirma Rayssa Mirelle Silva Santos.

Ao valorizar os conhecimentos matemáticos de diferentes grupos sociais, a Etnomatemática contribui para a construção de uma educação mais justa e inclusiva. Para Saulo Aguiar de Carvalho, a experiência está sendo transformadora: “Percebemos a importância de ser um professor que pensa o planejamento numa perspectiva de valorização da diversidade, de valorização do conhecimento e das raízes culturais”.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos de Itinga têm o potencial de transformar a forma como a matemática é ensinada e aprendida na região. Ao conectar a matemática com a realidade dos alunos e da comunidade, os projetos contribuem para a construção de um conhecimento mais significativo e duradouro. Além disso, a valorização da diversidade cultural promove a inclusão e o respeito às diferentes formas de pensar e aprender.