Seminário “Libras: mãos que falam, mãos que inspiram” encanta comunidade acadêmica

A turma de Pedagogia do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão da Unidade Vila Nova dos Martírios realizou um seminário inesquecível sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), sob o tema “Libras: mãos que falam, mãos que inspiram”. O evento, realizado na unidade, teve como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da Libras na comunicação entre surdos e ouvintes, além de promover a troca de experiências e o aprendizado da língua.

Para tornar a experiência ainda mais rica e interativa, a turma dividiu-se em cinco grupos, cada um explorando um tema específico da Libras:

• G1 – Alfabeto: O grupo G1 mergulhou no fascinante mundo do alfabeto em Libras, ensinando aos participantes os sinais de cada letra e suas combinações para formar palavras.
  • G2 – Números: Os amantes da matemática se deliciaram com o grupo G2, que ensinou a contar em Libras, desde os números básicos até operações mais complexas.
  • G3 – Saudações: O grupo G3 transmitiu a importância das saudações na Libras, demonstrando como se cumprimentar, agradecer e se despedir de forma cordial e respeitosa.
  • G4 – Família: O grupo G4 explorou a importância da família na cultura surda, ensinando sinais para identificar membros da família e demonstrando o amor e a união que os unem.
  • G5 – Cores: O grupo G5 iluminou o ambiente com as cores da Libras, ensinando os sinais para cada cor e explorando a utilização da Libras em contextos artísticos e criativos.

A Importância da Libras na Educação

A professora da disciplina de Libras, Francisca Cavalcante, destacou a relevância do aprendizado da Libras para a formação de futuros docentes: “A disciplina de Libras no espaço acadêmico veio conscientizar da importância da aprendizagem de uma língua natural da comunidade surda. É fundamental que os futuros professores compreendam a Libras para que possam interagir com alunos surdos de forma eficaz e inclusiva.”

A acadêmica do curso de Pedagogia, Leticia, compartilhou sua experiência com a disciplina: “A Libras despertou em mim um grande interesse por essa língua. Pretendo dar continuidade na aprendizagem para me tornar professora dessa comunidade que se comunica com as mãos.”

Ao final do seminário, a turma de Pedagogia presenteou o público com uma emocionante performance em Libras da música “O Abecedário” da cantora Xuxa. A apresentação foi um momento de grande alegria e celebração do aprendizado, demonstrando o poder da Libras para unir pessoas e transmitir mensagens de amor e esperança.

O Seminário “Libras: mãos que falam, mãos que inspiram” conscientizou a comunidade acadêmica sobre a importância da Libras e promoveu a inclusão e a diversidade no ambiente educacional. A iniciativa representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos.