1º Simpósio Amarantino de Ciências Biológicas reúne comunidade para discutir crises climáticas

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos das atividades humanas no meio ambiente, o 1º Simpósio Amarantino de Ciências Biológicas: Crises Climáticas foi realizado no dia 25 de abril de 2025, no auditório do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Amarante-MA. A iniciativa partiu dos alunos do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

O evento, que aconteceu durante todo o dia, contou com uma programação diversificada composta por palestras e mesas-redondas que abordaram temas atuais e de grande relevância para a comunidade amarantina e a academia. Participaram alunos de diversas graduações, professores da rede municipal e estadual, além de estudantes e profissionais de diferentes áreas.

A professora Tályta Carine da Silva Saraiva, do IEMA, destacou a relevância da iniciativa: “O 1° Simpósio Amarantino foi um evento fundamental na luta contra as mudanças climáticas, reunindo especialistas e a comunidade para discutir soluções essenciais. Senti-me honrada em participar de um evento que aborda um tema tão emergencial e que contou com a presença de profissionais que admiro profundamente. Acredito que este simpósio marca o início de uma nova era para a sociedade amarantina. ”

Para o estudante David Kauã Ribeiro, do 2º ano do Ensino Médio (curso técnico em Serviços Jurídicos) e integrante do Núcleo de Estudos em Ciência, Ambiente e Educação, o evento foi um marco importante: “A realização do simpósio representa um marco para a cidade, ao promover o acesso à informação científica, incentivar o debate sobre questões ambientais urgentes e fortalecer a consciência coletiva sobre a necessidade de ações para enfrentar os desafios do clima, abrindo novos caminhos para a educação ambiental e a participação social.”

Silas Daniel de Oliveira Monteiro, acadêmico do curso de Ciências Biológicas do Programa Caminhos do Sertão, enfatizou o impacto positivo da ação: “Por meio desse evento, vimos o quanto podemos fazer a diferença e como essas ações podem transformar um ambiente, como nossa cidade, em um lugar educado ambientalmente e que preze pela sustentabilidade. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *