Oficina de construção do Projeto Político-Pedagógico colabora com o aprimoramento da educação no Maranhão

O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, promoveu uma oficina de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para turmas de Ciências Biológicas de Porto Franco e gestores da rede pública municipal. A iniciativa, realizada na Unidade Avançada de Porto Franco, teve como objetivo fomentar a reflexão e a construção coletiva do PPP, visando o aprimoramento da qualidade do ensino na região.

A oficina, organizada e conduzida pela professora Conceição de Maria Botelho e pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, contou com a participação das escolas Unidade Integrada Francisco de Assis Nóbrega, Unidade Escolar José Fonseca Porto, Escola Municipal Padre Josimo e CMCB Colégio Militar 02 de Julho Unidade XXXI.

Por meio de sessões interativas, incluindo discussões em grupo e atividades práticas, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o projeto e seu papel fundamental nas práticas educativas. As técnicas participativas empregadas estimularam a colaboração e a troca de ideias, propiciando um ambiente rico em aprendizado e reflexão conjunta.

A oficina também contemplou a análise de exemplos de boas práticas educacionais, servindo como base para a construção do PPP. Com a reflexão crítica da construção coletiva, os participantes puderam fortalecer sua compreensão da importância desse documento norteador para o sucesso da aprendizagem dos alunos. A gestora da Unidade Escolar Joaquim Ribeiro dos Santos, Vânia Barroso de Brito, comentou que “participar da oficina foi muito satisfatório. A professora foi clara em sua metodologia, onde todos participaram e conheceram a base da construção de um PPP.”

A iniciativa contribuiu para o fomento da autonomia das instituições de ensino, promovendo uma cultura de colaboração e aprendizagem contínua entre os diversos atores envolvidos no processo educativo. Essa perspectiva colaborativa se configura como um elemento essencial para a construção de uma educação mais significativa e contextualizada, capaz de responder às demandas e desafios da contemporaneidade.

A acadêmica de Biologia, Mikaella Vieira, comentou sobre a importância da oficina “essa foi uma experiência valiosa. Aprendi sobre a importância do PPP e como ele promove uma aprendizagem significativa. Esse momento me equipou com habilidades práticas que serão úteis em minha futura carreira como educadora.”

De acordo com o aluno de Biologia, Maurílio Bandeira, “a oficina proporcionou uma discussão participativa sobre todos os pontos do PPP e sua importância para a escola e a comunidade. Ele deve ser construído coletivamente, com a participação de todos os envolvidos.”

Este momento representa um passo significativo na jornada por uma educação de qualidade no Maranhão. Por meio da construção coletiva do conhecimento e do fomento à colaboração, a iniciativa abre caminho para um futuro promissor, onde o ensino se torna cada vez mais engajador, relevante e transformador para a vida dos alunos.