GeoGebra facilita a visualização de conceitos complexos em Cálculo 4
Os alunos do 5º período de Matemática do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, vivenciaram uma aula prática inovadora na Unidade Avançada de Porto Franco, utilizando o software GeoGebra para construir gráficos de funções vetoriais e de duas variáveis. A atividade, realizada no dia 20 de outubro, sob a orientação do professor Fernando Araújo, teve como objetivo facilitar a compreensão de conceitos complexos presentes na disciplina de Cálculo 4.
A representação gráfica de funções de duas variáveis pode ser um desafio para os estudantes, devido à complexidade visual das superfícies geradas. O uso do GeoGebra, um software de matemática dinâmica, permite a construção de gráficos tridimensionais de forma rápida e precisa, facilitando a visualização e a compreensão dos conceitos.
O professor Fernando Araújo iniciou a aula demonstrando a construção de um gráfico de superfície utilizando o software. Em seguida, os alunos, com o auxílio do professor, realizaram suas próprias construções utilizando seus celulares. A atividade prática proporcionou aos estudantes uma experiência mais interativa e engajadora, contribuindo para a fixação do conteúdo.
Dieme Silva, coordenador do curso de Matemática, destacou a importância do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de Cálculo: “A disciplina apresenta algumas noções de funções vetoriais e funções de duas variáveis, dentre esses conceitos a representação de gráfica das funções de duas variáveis. Dessa forma, dependendo da função, a construção destes gráficos pode ser uma tarefa complexas. Por isso, o uso de software auxilia os alunos no processo de visualização destes gráficos, facilitando o processo de ensino e aprendizado.”
O aluno Protácio Francisco Lima Neto compartilhou sua experiência: “A disciplina de cálculo 4, apesar de ser um pouco complexa tivemos um excelente resultado, além dos cálculos de integrais dupla, tripla e derivadas, também usamos o GeoGebra na construção de gráficos para calcular o volume dos sólidos. E essa experiência foi bem legal, porque nos permitiu, mas conhecimento da prática e maior interesse pela disciplina.”
A utilização do GeoGebra na disciplina de Cálculo 4 demonstra o compromisso do Programa Caminhos do Sertão com a inovação e a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino aprendizagem. Ao proporcionar aos alunos experiências práticas e significativas, o programa contribui para a formação de professores mais preparados para atuarem em um mundo cada vez mais tecnológico.