Caminhos do Sertão prepara acadêmicos para o ENADE
Os cinco cursos ofertados pelo Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da UEMASUL, realizaram durante o mês de outubro, aulas preparatórias com os acadêmicos que participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em 2025. Os encontros aconteceram de forma remota e foram ministrados por professores das licenciaturas em Letras, Matemática, Pedagogia, Geografia e Ciências Biológicas.
As atividades reuniram acadêmicos das Unidades Avançadas de Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios. O primeiro aulão aconteceu no dia 14 de outubro, com a turma de Geografia, e contou com a participação de 56 alunos. No dia 16, 86 acadêmicos de Pedagogia participaram da aula; no dia 17, a atividade do curso de Letras reuniu 47 estudantes; também no dia 14, 60 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas estiveram presentes no encontro. O curso de Matemática realizou o preparatório em dois momentos: dia 14, com 36 alunos, e dia 16 de outubro, com 33 participantes.
O coordenador do curso de Matemática, Dieme Pereira, destacou a importância da atividade para orientar os estudantes que estão na fase final da graduação. “O aulão teve como objetivo apresentar aos alunos alguns dos tipos de questões que poderão estar presentes na prova do ENADE. Isso é importante porque irá prepará-los para esse tipo de avaliação que, para muitos, como no caso do curso de Matemática, será a primeira vez que estarão fazendo o exame”, afirmou.



Durante os encontros, foram abordados temas relevantes para a preparação dos acadêmicos, como a estrutura da prova e revisões com materiais que incluíram conhecimentos gerais, além de conteúdos específicos de cada curso.
“O aulão preparatório para a prova do ENADE foi importante porque é a primeira vez que muitos acadêmicos do Programa realizarão a prova e, até então, muitos não tinham dimensão de como funcionava. Por meio do aulão, conseguimos aprender bastante, pois os professores foram bem objetivos e esclareceram de forma precisa como a prova está estruturada, o que é cobrado e como devemos nos atentar ao responder. Então, agradeço essa ação, porque agora temos conhecimento de como vai ser e como funcionará”, afirmou João Paulo Pereira Gomes, acadêmico do curso de Letras da Unidade Avançada de Itinga do Maranhão.
O ENADE é uma prova aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Brasil. A avaliação serve como um dos principais indicadores da qualidade dos cursos e instituições de ensino superior.
Os aulões preparatórios reafirmam o compromisso do Programa Caminhos do Sertão com uma formação de qualidade, fortalecendo a trajetória acadêmica dos licenciandos e contribuindo para a valorização da educação nos territórios onde atua.

