Alunos do Caminhos do Sertão lançam livros na VIII SAPIENS

No dia 29 de novembro de 2025, acadêmicos do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), participaram do lançamento de três obras durante a VIII Semana Acadêmica de Pesquisa, Extensão e Inovação (SAPIENS). As obras reúnem propostas, experiências e pesquisas desenvolvidas durante disciplinas dos cursos de Letras e Ciências Biológicas das Unidades Avançadas de Porto Franco e Itinga do Maranhão.
Os estudantes do curso de Letras da Unidade Avançada de Porto Franco contribuíram para a obra “Caminhos para o ensino de língua portuguesa na educação básica – propostas e sugestões”, organizada pelas professoras Maria da Guia Taveiro e Dayane Barroso de Carvalho. A publicação nasceu da disciplina de Linguística Aplicada, ministrada em 2024 pela professora Daiane Pereira, que propôs aos acadêmicos a elaboração de propostas de ensino voltadas à realidade da educação básica.
Segundo Dayane, a disciplina foi organizada para estimular a produção científica e pedagógica dos futuros professores, conectando teoria e prática. Ela explica que o objetivo foi incentivar os acadêmicos a desenvolverem propostas aplicáveis ao contexto de Porto Franco. “A princípio, produziríamos apenas uma cartilha por conta própria e distribuiríamos nas escolas em que esses professores em formação já atuam. Mas para a nossa alegria, a obra foi muito bem avaliada e transformou-se em um livro que pode ser acessão por qualquer professor em qualquer lugar do país. Considero isso muito animador, sobretudo por se tratar de uma obra inteiramente produzida por professores que residem em uma cidade interiorana do estado do Maranhão”, destaca.



Para o acadêmico de Letras, Silas de Araújo Viana, o processo de produção foi fundamental na sua formação. “Pudemos amadurecer nossa escrita, viver uma experiência coletiva e realizar o desejo de publicar um livro. Isso fortalece nosso currículo e nos conecta ainda mais à UEMASUL”, enfatiza Silas, que também integra a coletânea “Ensino de literatura e suas regionalidades – perspectivas amazônicas”, organizada pelos professores Mônica Mourão e César Figueiredo, com um capítulo sobre o ensino de literatura, destacando elementos culturais e amazônicos para a educação básica.
No curso de Ciências Biológicas da Unidade Avançada de Itinga do Maranhão, os acadêmicos participaram da obra “Do corpo à sala de aula – experiências didáticas para o ensino de ciências”, organizada por Diego Carvalho e Thiago Machado. A obra apresenta experiências didáticas para o ensino de ciências, com a proposta de aproximar a teoria da prática, mostrando como o corpo, o movimento e a experimentação podem ser ferramentas para a aprendizagem em sala de aula.
VIII SAPIENS
As três obras, disponíveis no site da Editora UEMASUL, foram lançadas durante a programação da VIII SAPIENS. Com o tema “Casa Literária”, o evento promoveu uma imersão simbólica no universo das produções acadêmicas, inspirado na valorização da memória e da identidade regional.
O lançamento contou com a presença da reitora Luciléa Gonçalves, da coordenadora do Programa Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto Costa, além de coordenadores, docentes e acadêmicos.
Os livros reforçam o protagonismo dos estudantes do Caminhos do Sertão na produção de conhecimento e evidenciam o compromisso da Programa com a formação docente e a valorização da escrita científica na região.


