Acadêmicos vivenciam a Física na prática em laboratório

Estudantes do curso de Matemática do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão tiveram a oportunidade de vivenciar a Física de forma prática e dinâmica em uma aula experimental realizada no dia 19 de outubro. A atividade, no Laboratório de Física, proporcionou aos futuros professores uma compreensão mais aprofundada dos conceitos estudados em sala de aula.

Durante a aula, os alunos realizaram diversos experimentos relacionados a fenômenos físicos como o lançamento de projéteis, a conservação de energia e outros. A prática laboratorial permitiu que observassem de perto os princípios da Física em ação, relacionando a teoria com a prática.

O professor Gutierrez Rodrigues de Morais destacou a importância da atividade: “A realização dos experimentos no laboratório de Física foi muito satisfatória pois possibilitou os alunos a compreensão na prática de muitos assuntos que são abordados em aulas de Física e acaba ficando muito abstrato. ”

Os alunos também demonstraram grande entusiasmo com a experiência. Leandro Brandão Varão, um dos participantes, comentou: “Gostei do experimento em que realizamos o lançamento da esfera na qual calculamos o alcance em relação aos ângulos de lançamentos. ” Já Douglas Cavalcante dos Reis destacou a importância da prática para a compreensão de conceitos como a conservação de energia: “Tive uma compreensão melhor da conservação de energia ao realizar o experimento de queda livre em que relacionamos a energia potencial gravitacional em energia cinética. ”

A aula prática de Física no Laboratório reforça a importância de proporcionar aos alunos experiências que vão além da teoria. Ao realizar os experimentos, os estudantes desenvolvem habilidades como a observação, a análise de dados e a resolução de problemas, além de fortalecer a aprendizagem dos conceitos físicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *