Acadêmicos do Caminhos do Sertão participam do maior congresso de educação do país, o CONEDU

Acadêmicos do Programa Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), fizeram história na 10ª edição do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado em Fortaleza entre os dias 19 e 21 de setembro. Com o tema “Contrastes, diversidade inclusiva: A educação no próximo decênio”, o evento propôs um debate sobre os desafios e as oportunidades da educação nos próximos anos. Silas Viana, do curso de Letras, e Maurílio Bandeira, do curso de Ciências Biológicas, ambos da Unidade Avançada de Porto Franco, representaram com maestria a região e o Programa, apresentando trabalhos de alta qualidade e relevância.

Silas Viana abordou em sua pesquisa o ensino da morfologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando sua preocupação com a formação de futuros professores. Já Maurílio Bandeira trouxe para o debate os impactos ambientais na bacia hidrográfica da Lagoa dos Muricis, em Porto Franco, contribuindo para a discussão sobre a preservação dos recursos naturais.

Para os pesquisadores, a participação no CONEDU foi um marco em suas trajetórias acadêmicas. “Minha experiência no CONEDU foi excelente, com grandes aprendizados e compartilhamento de saberes. Com certeza foi uma grande contribuição para minha vida acadêmica”, afirmou Maurílio Bandeira. Silas Viana, por sua vez, expressou sua emoção ao representar Porto Franco e o Programa Caminhos do Sertão em um evento de grande porte: “É um privilégio muito grande. Eu estou em êxtase, muito emocionado porque eu acredito que ganhei um capital cultural e educacional muito grande com essa participação”.

O congresso, que acontece todos os anos em uma capital diferente, é considerado o maior de sua área no Brasil, e em 2025 acontecerá em Recife, Pernambuco. O coordenador do CONEDU, Allyson Veiga, agradeceu a participação da UEMASUL e destacou a importância da parceria entre as instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento da educação brasileira. “A UEMASUL tem sido uma parceira fundamental do CONEDU, trazendo para o evento a diversidade e a riqueza da região nordestina. Esperamos contar com a participação da universidade na próxima edição, em Recife”, afirmou Veiga.

A participação dos acadêmicos no CONEDU demonstra a qualidade do ensino oferecido pelo Programa Caminhos do Sertão e o potencial dos jovens da região. A iniciativa de levar para o debate nacional temas tão relevantes como a educação e a preservação ambiental é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e para a população de Porto Franco.