Acadêmicos de Pedagogia vivenciam história e cultura indígena em visita à Aldeia São José, etnia Krikati

No dia 12 de abril de 2025, alunos e alunas do curso de Pedagogia, acompanhados pelo professor Jessé Gonçalves Cutrim, participaram de uma visita de campo à Aldeia São José, da etnia Krikati, localizada nas proximidades de Montes Altos – MA. A atividade integrou a disciplina História e Cultura Indígenas e teve como objetivo proporcionar uma vivência concreta sobre a história, o cotidiano e as práticas socioculturais de uma comunidade indígena.
A programação se estendeu das 8h às 17h, com as atividades acontecendo sob a sombra de uma sumaúma, árvore simbólica da praça da aldeia. O grupo foi recepcionado por lideranças locais, como o diretor da escola indígena, Raimundo Krikati, e Kenedy Krikati, que compartilharam suas experiências sobre o funcionamento pedagógico da escola, as práticas de ensino específicas da etnia e aspectos históricos e culturais do povo Krikati.
Além das conversas, os visitantes participaram de atividades culturais, como pinturas corporais com tinta de jenipapo e tiveram acesso à exposição e venda de artesanato local, fortalecendo a troca entre o saber acadêmico e o conhecimento tradicional. Segundo o professor Jessé Gonçalves Cutrim, a visita foi o desdobramento prático de uma série de discussões em sala: “Depois de várias leituras, debates e seminários temáticos sobre as histórias e culturas indígenas presentes no Brasil, levar os acadêmicos a uma comunidade indígena da própria região permite uma compreensão mais profunda da realidade desses povos. Conhecer uma aldeia e interagir diretamente com seus membros amplia as percepções sobre sua rica e diversa cultura. ”



Para os alunos, o momento foi transformador. A discente Carmoci Gomes destacou a importância da experiência: “Aprendemos muito com as aulas e, especialmente, com a visita à aldeia dos Krikatís, que foi uma experiência marcante e cheia de aprendizados. Conhecer nos leva a ter respeito pela história e cultura dessa etnia e de todas as demais. ”
Já a acadêmica Maria Joana enfatizou a valorização dos povos originários: “A visita à Aldeia São José dos Krikati foi uma experiência enriquecedora. Foi possível compreender melhor a resistência cultural, a luta por direitos e a sabedoria desse povo originário. É fundamental valorizar e respeitar os povos indígenas, reconhecendo sua importância histórica e social no Brasil. ”
A atividade integra as ações formativas do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, que busca promover uma formação crítica, situada e conectada à realidade sociocultural das comunidades do território maranhense.