Caminhos do Sertão promove festival de literatura infanto-juvenil e incentiva a leitura em Porto Franco e Amarante
Os alunos do curso de Letras da Unidade Avançada de Porto Franco e Amarante do Programa Caminhos do Sertão encerraram o semestre letivo de forma especial, com a realização de festivais de literatura infanto-juvenil. As atividades tiveram como objetivo principal incentivar a leitura e o contato com a literatura nas crianças da comunidade.
Os festivais de literatura infanto-juvenil promovidos pelo Programa Caminhos do Sertão demonstram a importância da leitura para o desenvolvimento integral das crianças. Ao entrar em contato com diferentes gêneros literários e com atividades lúdicas, as crianças desenvolvem a imaginação, a criatividade, o vocabulário e a capacidade de compreensão. Além disso, a leitura contribui para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
Unidade Avançada de Porto Franco
Na Unidade Avançada de Porto Franco, os alunos da professora Kezia da Silva Calixto apresentaram uma variedade de atividades artísticas, como declamação de poesias, contação de histórias, músicas e teatro. Um dos destaques foi a apresentação teatral de um texto autoral sobre a preservação ambiental, criado pelos próprios alunos.
O acadêmico Silas de Araújo Viana expressou a importância do evento: “Para mim, o dia da culminância da disciplina foi um dos pontos altos do semestre, a gente pôde brincar, sorrir… Eu me senti criança novamente. Ao mesmo tempo que aprendemos bastante, superamos algumas dificuldades, porque fazer os cenários, fantasias e memorizar textos, não foi fácil, mas todo esforço valeu a pena”.
Unidade Avançada de Amarante
Na Unidade Avançada de Amarante, os alunos, coordenados pela professora Concilda Castro Pinho de Almeida, organizaram um festival com contação de histórias, exibição de filmes infantis, musical e roda de leitura. Além disso, os alunos distribuíram livros infantis para as crianças presentes.
A professora Concilda destaca a importância da atividade: “A vivência universitária precisa contar com atividades práticas. Deste modo, como culminância da disciplina ‘Literatura Infanto-juvenil’ propomos que os alunos se dividissem em grupos para trabalharem suas habilidades de leitura no Festival Literário de forma que envolvessem as crianças convidadas no gosto e prazer pela leitura infantil”.
A avó de uma das crianças participantes, Maria Sousa Costa, também elogiou o evento: “Participar desse momento juntamente com meu neto foi muito bom, pois pude perceber o tanto que as crianças participaram e se envolveram em tudo que foi proposto e apresentado pelos acadêmicos nesse projeto de leitura”.