Programa Caminhos do Sertão promove aula prática na Chapada das mesas

Um grupo de 78 acadêmicos do curso de Geografia  do Programa Caminhos do Sertão e do campus Imperatriz participaram, em maio, de uma atividade de campo no Parque nacional da chapada das mesas, onde os alunos visitaram as cachoeiras gêmeas de Itapecuru, e também o Centro histórico e cultural da cidade de Carolina.

O objetivo da atividade foi promover a interação entre as turmas para compartilharem aprendizagens que tiveram ao longo dos 4 primeiros períodos do curso.

A coordenadora do curso de Geografia do Caminhos do Sertão, professora Elza Ribeiro, destacou a importância da visita. “Atividades como esta promovem a participação, fortalecendo os vínculos acadêmicos, sendo de suma importância o compartilhar de experiências por meio de conteúdos que são convergentes”.

A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Lopes Ferreira, acompanhou a visita, reiterando a necessidade de associar teoria e prática. “Quando a aula de campo é realizada ocorre o desenvolvimento interdisciplinar do conhecimento e a formação do aluno é mais completa. Na Chapada das mesas temos a possibilidade de observar fenômenos diversos tanto na geografia física, como na geografia humana”.

O local  escolhido explora a paisagem natural e apresenta geomorfologia com platôs de arenito que se assemelham a mesas, por isso o nome Parque nacional da chapada das mesas. As formações rochosas avermelhadas se destacam em meio ao bioma do Cerrado em transição com a Floresta Amazônica e algumas manchas de Caatinga, lugar perfeito para os alunos que estudam as disciplinas: Fundamentos de geologia, Climatologia, Hidrogeografia, Geomorfologia e pedologia. Sendo assim, aptos a identificarem a dinâmica de modelagem do relevo da Chapada das Mesas.