Na última quinta-feira (18 de maio), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, campus centro, sediou o terceiro encontro entre as equipes das Unidades Avançadas do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão. O evento, durou o dia todo e contou com a presença da reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, da pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Marcia Suany, da Coordenadora Geral do programa Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto, além das equipes do programa e das quatro Unidades Avançadas localizadas em Amarante do Maranhão, Porto Franco, Itinga do Maranhão e Vila Nova dos Martírios.

Durante a programação da manhã, os participantes envolveram-se em um diálogo produtivo sobre o processo de trabalho e as atividades desenvolvidas ao longo do semestre. Houve também a partilha das vivências e experiências pedagógicas, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e reflexões entre os educadores. Além disso, foram alinhados detalhes a respeito do I Seminário Acadêmico Formativo Multidisciplinar, que ocorrerá em junho e promete ser um espaço de aprendizado e aprimoramento para todos os envolvidos no programa.

No período da tarde, a programação seguiu com diálogos por área específica, visando fortalecer os laços entre os diversos setores que compõem as Unidades Avançadas. Foram realizados momentos de interação com secretários e auxiliares de suporte operacional, orientadores psicossociais, coordenações de unidade e curso, além de orientações sobre o uso das bibliotecas nas unidades. Essas atividades permitiram uma integração mais profunda entre os profissionais, fomentando um trabalho em equipe eficiente e colaborativo.

“A cada encontro, fortalecemos os laços entre as equipes das Unidades Avançadas e reafirmamos o compromisso com a formação de professores qualificados para atuar nas cidades da área de abrangência da UEMASUL”, destacou a Coordenadora Geral do Programa Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto. “Essa troca de experiências e conhecimentos é fundamental para aprimorarmos nossas práticas pedagógicas e oferecermos um ensino de qualidade aos alunos”.

Com o sucesso do terceiro encontro, as equipes saem fortalecidas e motivadas para continuar transformando a realidade educacional do Maranhão. O próximo desafio será o I Seminário Acadêmico Formativo Multidisciplinar, que promete ser um marco no calendário do programa, consolidando os avanços já alcançados e abrindo caminho para novas conquistas no campo da educação.

One thought on “Terceiro encontro com equipes de Unidades Avançadas fortalece parceria e alinha próximas ações