Cursos de Geografia e Pedagogia realizam Seminário Integrador Educação em Debate
Professoras e acadêmicos dos cursos de Geografia e Pedagogia realizaram, no mês de fevereiro, o “Seminário Integrador Educação em Debate” do Programa de Formação Docente Caminhos do Sertão. O seminário teve como principal objetivo a articulação dos conteúdos das disciplinas e a organização de momentos para apresentação de temáticas da realidade educacional, tanto a nível nacional como regional.
A professora do curso de Pedagogia, Jaciara Arruda, explicou que este é um momento de interação e integração entre discentes, cursos, professores e gestores. “É um momento singular onde compartilhamos saberes e agregamos habilidades como liderança, organização, colaboração e respeito aos diversos saberes”.
Os acadêmicos foram protagonistas do processo de organização, estudo das temáticas e preparação de material. De acordo com o estudante do curso de Geografia, Jairo do Carmo Silva, essa foi uma oportunidade para “estimular o movimento de pensar e problematizar os saberes acadêmicos. ”
Jairo contou também que o Seminário Integrador foi um ótimo evento. “Tivemos muitas aprendizagens e troca de experiências. Considero que este momento “fechou” com chave de ouro a disciplina de História e Política da Educação Brasileira”, lembrou.
As professoras Daniela Cortez (Geografia) e Jaciara Arruda (Pedagogia), que fizeram o planejamento entre as disciplinas de História e Política da Educação Brasileira e Filosofia da Educação, também mediaram as etapas que antecederam a realização do seminário:
• Seleção dos temas;
• Orientação da metodologia de trabalho;
• Organização das equipes;
• Avaliação dos slides;
• Apresentação prévia para cada professora. Este momento envolveu a discussão da temática, sendo que cada aluno pode expor o seu entendimento sobre o conteúdo a ser apresentado.
A professora do curso de Geografia, Daniela Cortez, falou da importância desse momento para o fortalecimento da identidade docente: “Fomentar o diálogo entre as disciplinas e a realidade do “chão da escola” deve ser uma premissa a ser atingida no processo de formação de professores”, apontou.