7º Encontro Pedagógico Caminhos do Sertão promove integração e planejamento entre docentes

Na última semana o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão realizou o 7º Encontro Pedagógico, reunindo professores e coordenadores dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Geografia, Pedagogia e Letras. O evento, voltado ao planejamento e à prática docente, teve como principal objetivo promover a troca de experiências e o aprimoramento das práticas pedagógicas.
Pela primeira vez, o encontro foi organizado por curso, permitindo que cada coordenação se reunisse diretamente com os professores de sua área para discutir demandas específicas do próximo semestre letivo. Estiveram presentes os coordenadores de curso, a coordenadora geral do Programa, Diana Barreto, e a coordenadora pedagógica, Gilvânia Aguiar.

O novo formato foi bem recebido pelos participantes. Para Dieme Pereira, coordenador do curso de Matemática, a mudança trouxe benefícios: “Eu acredito que a separação de formações facilitou o contato com os professores e tornou a formação mais específica, facilitando a troca de informações e vivências. Falando diretamente com a direção do seu curso, você terá uma maior abrangência e será mais específico, eficaz e objetivo. Acho que essa vai ser uma nova forma de fazer formações”.
Durante o encontro, diversas pautas foram abordadas, proporcionando um espaço rico de discussão sobre os avanços, desafios e práticas de cada curso. As coordenações apresentaram um panorama detalhado de suas áreas, e os professores puderam compartilhar experiências e refletir sobre soluções para os desafios enfrentados em sala de aula.

Entre os assuntos em comum da pauta, estiveram informes sobre a visita do Conselho Estadual de Educação, que em breve avaliará os cursos; a avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE); elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio.
A professora Luciléa Gonçalves, reitora da UEMASUL e docente no curso de Geografia do Programa Caminhos do Sertão, ressaltou a importância de adaptar o ensino à realidade dos alunos: “Procuro sempre trabalhar as avaliações e atividades na própria sala de aula. É importante entender as peculiaridades dos nossos alunos, que vêm de uma realidade de muito trabalho e pouco acesso à tecnologia. Então, tudo que posso trabalhar em sala, trabalho. Além disso, as atividades em campo, muito importantes para o curso, despertam neles maior interesse e desenvolvem habilidades”.
O 7º Encontro Pedagógico reforça o compromisso do Caminhos do Sertão com a formação continuada e colaborativa dos seus professores, contribuindo diretamente para a qualidade da educação ofertada e para a construção de uma prática docente mais significativa e contextualizada.
