Projeto “A Semântica e o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica” promove troca de saberes entre universitários e estudantes do ensino fundamental

Em uma iniciativa que uniu teoria e prática, acadêmicos do 5º período do curso de Letras do Programa Caminhos do Sertão da Unidade Avançada de Itinga do Maranhão realizaram visitas a escolas públicas da região durante as duas primeiras semanas de novembro. A ação, parte do projeto “A Semântica e o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica”, teve como objetivo principal levar o estudo da semântica de forma contextualizada e interativa para os estudantes do ensino fundamental.

Sob a orientação da professora Daniela Barreto, os futuros professores de Letras promoveram entrevistas com professores e diretores das escolas, buscando entender como o ensino de semântica é abordado na educação básica. Em um segundo momento, os alunos ministraram aulas práticas, com duração de quatro horas, utilizando jogos e atividades lúdicas para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

“Este projeto de semântica com metodologias interativas nas escolas públicas, utilizando jogos para engajar os estudantes, criou um ambiente de trocas de fluxos, onde universidade e escola se encontram para juntas, experimentar e construir novos saberes. Foi uma oportunidade de engajar os discentes universitários em uma prática viva e recíproca de aprendizagem, enriquecendo a todos nós”, destacou a professora Daniela Barreto.

Suelen Freire, acadêmica do curso de Letras, compartilhou que “o resultado da execução do projeto foi gratificante, um aprendizado significativo, pois além de ampliar nosso conhecimento, também despertou uma nova paixão pela educação. Inicialmente, eu não tinha interesse de ministrar aula, mas a experiência proporcionada nesta disciplina, acendeu uma chama dentro de mim. Meus olhos brilharam ao perceber a importância de estar aberto tanto para aprender quanto para ensinar”.

Francisco Nascimento, outro participante do projeto, ressaltou o impacto das atividades interativas: “Esse foi um marco na minha jornada acadêmica. Utilizei dinâmicas, debates e apresentações para estimular a compreensão. Os alunos demonstraram entusiasmo e os feedbacks foram extremamente positivos; essa experiência me fez refletir sobre o poder das atividades interativas no ensino. A semântica, geralmente vista como teórica, se tornou acessível e divertida”.

A importância da união entre teoria e prática na formação acadêmica foi enfatizada por João Paulo Gomes: “A teoria só tem veracidade quando há práticas. Uma pesquisa como proposta pela professora da disciplina de semântica tem significância na formação acadêmica, já que as experiências proporcionam uma aprendizagem autêntica e humana. Autêntica porque deixa de ser apenas teoria e humana porque você compreende que ensinar é uma façanha do educador”.

O projeto demonstrou o potencial da parceria entre universidade e escolas na promoção de um ensino mais qualificado e engajador. A iniciativa não apenas contribuiu para a formação dos futuros professores, mas também proporcionou aos estudantes do ensino fundamental uma experiência de aprendizado inovadora e significativa.

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