Alunos do Caminhos do Sertão participam do ENADE

Acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia das Unidades Avançadas do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da UEMASUL, participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2025, aplicado no dia 26 de outubro.

Os estudantes das Unidades de Amarante do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios foram recepcionados em Imperatriz pelos coordenadores de curso do Programa para assinatura da frequência e entrega do kit preparado pela Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA). Já os alunos de Itinga do Maranhão foram recebidos em Açailândia.

“Foi muito gratificante receber nossos alunos e alunas das quatro Unidades Avançadas, que se deslocaram para realizar a prova com o apoio das prefeituras dos municípios. Ficamos ainda mais felizes ao saber que os conteúdos cobrados nas provas do ENADE e do PND foram os mesmos que temos trabalhado ao longo da formação, e isso se refletiu no desempenho da maioria dos nossos alunos, que alcançaram mais de 60% de acertos”, explicou a coordenadora do Programa Caminhos do Sertão, Diana Barreto Costa.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no país. O resultado é um dos principais instrumentos de avaliação da qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

O acadêmico do curso de Letras da Unidade Avançada de Porto Franco, Silas de Araújo Viana, destacou a importância do exame para reconhecer a qualidade do ensino público. “Participar do ENADE representou o fechamento de um ciclo na graduação e é uma oportunidade de avaliar tudo que aprendi ao longo do curso. Além disso, é também uma forma de valorizar nosso esforço e a qualidade do ensino público. Foi uma experiência muito especial, porque foi a primeira vez que participei do ENADE e também a primeira vez que o exame acontece nesse formato, junto à PND”, afirmou.

Neste ano, o ENADE foi aplicado pela primeira vez em conjunto com a PND, exame voltado aos licenciados que tem como objetivo avaliar a formação dos concluintes das licenciaturas e subsidiar concursos públicos e processos seletivos para o ingresso na carreira docente da educação básica pública. A prova foi composta por 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas relacionados à formação docente, além de 50 questões objetivas de conhecimentos específicos voltadas para a área de formação de cada curso.

A participação no ENADE representa a etapa final na trajetória acadêmica dos concluintes dos cursos de licenciatura do Programa Caminhos do Sertão, que tem como propósito ampliar o acesso à formação superior e contribuir para o fortalecimento da educação pública nas regiões do interior do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *