“Educação ambiental na educação básica” foi tema de grupo de discussão no II Fórum Socioambiental da UEMASUL
No dia 09 de outubro, o Programa Caminhos do Sertão marcou presença no II Fórum Socioambiental da UEMASUL, promovendo um rico debate sobre “Educação Ambiental na Educação Básica”. O encontro reuniu alunos dos cursos de licenciatura das Unidades Avançadas de Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios, além de professores especialistas em educação ambiental.
Sob a mediação das professoras Ozianne Pinheiro, Elza Ribeiro e Jeovania Lima, o grupo discutiu temas relevantes e atuais, como a Política Nacional de Educação Ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As discussões se aprofundaram em práticas pedagógicas inovadoras para o uso consciente da água, adaptando-as à realidade da Educação Básica.
A participação dos alunos foi fundamental para o sucesso do encontro. Eles compartilharam projetos desenvolvidos em suas comunidades, demonstrando um grande compromisso com a promoção de uma consciência ambiental responsável nas escolas da região.
A professora Ozianne Pinheiro, coordenadora do curso de Pedagogia do Programa Caminhos do Sertão, destacou a relevância do compartilhamento de experiências para a construção de um conhecimento sustentável nas escolas: “Todas as contribuições foram válidas e ricas, proporcionando uma ampliação no conhecimento dos alunos e fortalecendo as propostas pedagógicas com soluções e iniciativas sustentáveis.”
Antonio Ireno Oliveira dos Santos, um dos participantes, ressaltou a importância de discutir problemas e soluções para a educação ambiental: “O grupo trouxe problemas e sugeriu soluções, foi apresentada projetos para a resolução dos problemas apontados, também foi extremamente importante para que possamos entender a melhor forma de aplicarmos na educação básica.”
Maurílio Bandeira, outro participante, enfatizou que a da troca de ideias no grupo de discussão é um passo para promover um futuro mais sustentável: “A troca de ideias com pessoas comprometidas com a sustentabilidade me proporcionou novas perspectivas e soluções inovadoras para desafios ambientais. Juntos, podemos promover um futuro mais verde e saudável.”
O sucesso do grupo de discussão demonstra o compromisso do Programa Caminhos do Sertão em formar professores preparados para promover a educação ambiental nas escolas da região. A iniciativa contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de construir um futuro mais sustentável para todos.