Biologia e Sistemática de Espermatófitas ganham vida em aula prática

Acadêmicos da disciplina de Biologia e Sistemática de Espermatófitas do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão embarcaram em uma jornada de aprendizado imersiva em meio à natureza. Conduzidos pela professora Pryscilla Denise e com a participação do professor convidado Alvino, a turma se aventurou em uma área de campo anexa à Unidade Avançada, localizada entre os bairros Trizidela e Bela Vista.

A aula prática proporcionou aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, observando de perto a riqueza da biodiversidade local e coletando exemplares vegetais para posterior estudo e herborização. Essa experiência prática, além de ser enriquecedora e motivadora, possibilitou aos futuros professores desenvolverem habilidades essenciais para sua futura atuação profissional.

Para o aluno Wenderson Silva, a aula prática teve um impacto positivo no processo de aprendizagem: “A atividade de campo foi importante, pois o desenvolvimento dos alunos aumentou consideravelmente a partir da aula, e do aprendizado de todas as plantas coletadas. Essa experiência nos motivou a aprender mais sobre botânica e nos mostrou a importância de preservarmos a natureza.”

Os alunos puderam observar com atenção as características das plantas em seu ambiente natural, desde suas estruturas macroscópicas até os detalhes mais sutis. Praticaram coleta e registro sistemáticos, técnicas adequadas para coletar exemplares vegetais, documentando suas características e habitat natural de forma organizada e precisa; realizaram a herborização das plantas coletadas, preservando-as para estudo posterior e promovendo a importância da conservação da flora local.

Para a professora Pryscilla Denise, a aula prática foi uma ferramenta fundamental para tornar a aprendizagem mais significativa e contextualizada: “Oportunizar aos alunos aulas práticas que estejam na vivência e na realidade deles, permite a formação de profissionais preparados para contribuir com a conservação e proteção ambiental da região. Essa experiência prática é essencial para que os futuros professores desenvolvam uma visão holística da botânica e compreendam a importância da preservação da flora local.”

A aluna Fernanda Alcântara compartilha a visão da professora: “Essa aula sem dúvida foi indescritível pois identificamos várias plantas que achamos que era “mato”, muitas reconhecemos ao olhar e com o auxílio do capacitado professor. Foi uma experiência muito rica e interessante que nos aproximou da natureza e nos ensinou a importância de cuidar do meio ambiente.”