6º Encontro Pedagógico trabalha planejamento e prática docente em programas especiais

O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão realizou seu 6º Encontro Pedagógico. Em um formato totalmente online, o evento reuniu professores e coordenadores para discutir temas relevantes sobre o planejamento e a prática docente.

Com o objetivo de promover a troca de experiências e o aprimoramento das práticas pedagógicas, o encontro contou com a participação do professor Weyffson Henrique Luso dos Santos, que ministrou uma palestra sobre “Planejamento e Prática docente em Programas específicos”. A palestra abordou a importância de um planejamento eficiente e a necessidade de adaptar as práticas pedagógicas às especificidades do programa Caminhos do Sertão.

A coordenadora geral do programa, professora Diana Barreto, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do programa: “Realizamos o 6º Encontro Pedagógico do Programa, pela primeira vez, de maneira totalmente online. Ao longo do percurso vamos sentindo a necessidade de ajustes, mudanças, para que nós consigamos alcançar o maior número de docentes que estão escalados para trabalhar em 2025. Agradeço de maneira muito especial ao professor Weyffson, palestrante desse momento, e a equipe do programa por essa parceria e envolvimento constante, que representam a organização e o êxito do nosso trabalho.”

A Magnífica Reitora da UEMASUL, professora Luciléa Gonçalves, também participou do evento e reforçou a importância do programa para a formação de professores: “É muito valioso receber professores de todas as partes do estado. Algum professor que esteja em São Luis, na capital, pode não conhecer a realidade dessa região, e esse é o momento de compartilhar essas informações e compreender melhor sobre o programa e os alunos. Completamos 50% da graduação nos cursos e os próximos desafios que virão serão enfrentados com sucesso, todos com mãos dadas chegaremos lá com êxito.”

O evento foi marcado por diversas atividades que enriqueceram a discussão sobre a formação de professores. As coordenações de curso apresentaram detalhadamente os avanços e desafios de seus respectivos cursos, permitindo um panorama completo da situação de cada área. Os participantes trocaram experiências, buscando soluções inovadoras para os desafios da sala de aula.

Outro ponto importante abordado foi o funcionamento das Unidades Avançadas, com destaque para os desafios enfrentados pelos professores que atuam nessas localidades. Além disso, foram apresentadas informações detalhadas sobre os recursos financeiros do programa, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar os participantes.

O 6º Encontro Pedagógico do Caminhos do Sertão foi um momento importante para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e para a construção de um futuro ainda mais promissor para o programa. Ao reunir professores, coordenadores e gestores, o evento contribuiu para fortalecer a identidade do programa e para garantir a qualidade da formação dos futuros professores do Maranhão.